sexta-feira, 20 de julho de 2007

PLANEAMENTO DO EXERCÍCIO CAF

1. Justificação e objectivos
A implementação de um modelo CAF numa organização visa avaliar o desempenho dos diferentes níveis da organização integrando os resultados num processo de planeamento que conduza à melhoria dos resultados. A avaliação, se for contínua, fará um exame completo, quantificado, sistemático e regular das actividades e dos resultados de um serviço ou de uma organização, por exemplo uma escola, permitindo à sua gestão a identificação dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças (análise SWOT). De acordo com esta análise deverão planificar-se um conjunto de acções com vista à melhoria e ao seu posterior controlo.

É condição necessária para que um projecto deste tipo se desencadeie que haja vontade e oportunidade política, no sentido amplo, isto é, que os seus órgãos de gestão estejam disponíveis para assumir todas as consequências da sua implementação. Isto equivale a dizer que a decisão da sua aplicação compete aos órgãos de gestão de topo da organização uma vez que tal acção tem por base o desejo de melhoria, não sendo isso possível sem a disponibilização dos recursos e dos meios que conduzam à sua execução.

A decisão de avaliar, segundo a óptica que hoje se tem da gestão moderna, não é só um instrumento, fundamental, de melhoria de resultados, é igualmente, um instrumento de planeamento estratégico, de liderança e de controlo dos processos de melhoria, uma vez que corresponde à identificação de necessidades e resultados quantificados que muitas vezes só são expressos duma forma difusa no desconforto que os cidadãos demonstram relativamente aos serviços de que são os primeiros utentes.

Assim, numa situação de avaliação, há que identificar os pontos fortes, i.e., aspectos que não se deterioraram ou que melhor se adaptaram à mudança, e encontrar os pontos mais fracos no serviço ou na organização, com o objectivo de os melhorar. Obviamente que as vantagens de um sistema de avaliação não se esgotam no aumento da eficiência e da eficácia da organização e dos serviços que presta à comunidade.

A avaliação, e em particular a auto-avaliação, responsabiliza duma forma determinante os órgãos de gestão, motiva os colaboradores e serve de elemento mobilizador para a organização, aferindo do cumprimento da sua missão. A elevação dos padrões de qualidade do serviço prestado certamente que posicionará aquela organização não só como uma referência de boas práticas, como assegurará um futuro melhor para os colaboradores e os utentes que usufruem daquele serviço.

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