quinta-feira, 19 de julho de 2007

ELABORAÇÃO DE UM PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES DE UMA ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO PARA O ANO LECTIVO 2007/2008

O Plano de Actividades é uma peça fundamental para a elaboração do orçamento constituindo uma fase essencial do processo de planeamento ao orientar as decisões de afectação de recursos para a consecução de objectivos determinados, o que face aos recursos limitados permitirá a tomada de decisões necessárias, em conformidade com os resultados que se pretenda vir a atingir (eficácia).

O Plano Anual de Actividades de uma escola deve estar articulado com o Projecto Educativo e ser um instrumento para a sua operacionalização. A elaboração deste documento é da competência do Conselho Executivo no início de cada ano lectivo, tendo em conta os contributos dos vários Departamentos Curriculares e serviços da escola, necessitando do parecer vinculativo da Assembleia de Escola para a sua aprovação.

Assim, o Plano Anual de Actividades (PAA) que aqui se pretende elaborar corresponde ao PAA de uma Escola Secundária com 3º Ciclo e visa alcançar as metas propostas no seu Projecto Educativo tendo em consideração os eixos prioritários de intervenção definidos pela Assembleia de Escola, a saber:

· Contribuir para melhoria da qualidade educativa das aprendizagens;
· Facilitar a criação de condições que promovam o sucesso de todos os alunos em todos os níveis de ensino;
· Promover a articulação curricular inter e intra níveis de ensino

O Plano Anual de Actividades da escola apresenta variados eventos e actividades. No entanto, apenas seleccionamos algumas actividades propostas que orçamentamos de acordo com a contabilidade analítica, neste âmbito foram definidas as actividades intermédias e finais às quais foram afectados os custos directos e indirectos.

Sem comentários: