quinta-feira, 19 de julho de 2007

A contabilidade analítica constitui-se um subsistema obrigatórios do POC-E, apresentando-se como um importante instrumento de recolha de informação referente aos custos e proveitos das actividades, produtos ou serviços, com vista ao suporte das decisões a tomar no âmbito da gestão das organizações, para o cumprimento das metas e objectivos previamente definidos para elas.

Nas organizações educativas, como a escola, a contabilidade analítica fornece informação sobre os custos finais das suas actividades e produtos finais, nomeadamente o custo de cada turma e de cada aluno, e a optimização da gestão dos seus (escassos) recursos em prol do ensino.
O POC-Educação indica, a obrigatoriedade, de apresentação dos seguintes documentos:

· Plano de Actividades - deverá ser organizado e estruturado por objectivos, programas, projectos e eventualmente, acções, contendo as grandes linhas de orientação e os objectivos a realizar;
· Plano Plurianual de Investimentos - deve incluir todos os programas, projectos e acções explicitando a respectiva previsão de financiamento e de despesas, podendo abranger um período até quatro anos;
· Orçamento anual – deverá ser elaborado de acordo de acordo com as instruções anuais emitidas, mediante circular, pela Direcção Geral do Orçamento.

Nas escolas a elaboração do plano anual de actividades é essencial para o cumprimento do projecto educativo, tendo em conta o orçamento disponível. Neste contexto, a contabilidade analítica é um instrumento de grande utilidade para permitir tomar decisões adequadas quanto à elaboração de um plano anual de actividades ajustado às metas e objectivos traçados e, simultaneamente, exequível dentro do orçamento da escola (orçamento de estado e orçamento de receitas próprias).

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