quinta-feira, 19 de julho de 2007

CLASSE 9

As contas que integram o POC estão distribuídas em 10 classes codificadas.
A classe 9 fica reservada à contabilidade analítica, de custos ou de gestão.
Da forma como esta contabilidade se liga ou articula com a contabilidade geral resultam os chamados sistemas de contas: indiviso ou monista radical e dualista

Nos sistemas indiviso ou monista radical a contabilidade analítica encontra-se integrada na contabilidade geral. Os custos classificados e registados por natureza em contas da contabilidade geral (classe 3 – existências; classe 6 – custos e perdas; classe 7 – proveitos e ganhos) são depois, de acordo com a sua função, distribuídas pelas diversas contas típicas da contabilidade analítica, contas da classe 9. Desta forma é fácil fazer o apuramento de resultados analíticos por produto ou actividade. A transferência das contas das classes 3, 6 e 7 são feitas para uma conta designada de imputação ou transferência, em que o primeiro dígito é 9.

Nos sistemas dualistas as duas contabilidades aparecem totalmente separadas. A concordância entre as duas contabilidades obtém-se através de contas de ligação existentes na contabilidade analítica, designadas de contas “reflectidas”. Para fazer a aplicação deste sistema são escriturados, na contabilidade geral, os custos e proveitos segundo a sua natureza. Na contabilidade analítica aparecem contas relativas às operações internas, ao apuramento do custo dos produtos e por centro de actividades. Os saldos das “contas reflectidas”, no final de cada período contabilístico têm de ser iguais, embora de sinal contrário aos das contas correspondentes da contabilidade geral.

Podemos observar a seguir um exemplo de uma estrutura de Classe 9.

Sem comentários: