A avaliação do desempenho dos professores é importante e fundamental nos tempos que correm e está interligada com uma eficaz gestão de recursos humanos, constituindo uma estratégia para a melhoria das escolas.
A nova gestão de recursos humanos implica a prática de uma avaliação continuada, funcionando como um estímulo e respondendo às novas exigências de desempenho das organizações, orientadas para a qualidade dos serviços prestados e dos resultados escolares.
A operacionalização do processo de avaliação das escolas e professores, não é de forma alguma consensual, pois a especificidade da escola, dos seus intervenientes, e dos serviços que presta não facilita a sua aplicação.
O novo Estatuto da Carreira Docente dá resposta a estas novas exigências, no entanto continua a não ser encontrado um consenso, e muitas são as questões a ser alvo de debate em diferentes sectores da sociedade: escolas, professores, pais e encarregados de educação, sindicatos, governos, partidos políticos...
Algumas destas questões foram levantadas e reflectidas neste trabalho, nomeadamente as questões que devem ser ponderadas no modo como a avaliação de desempenho dos alunos se deve reflectir na avaliação dos docentes.
Muito há que mudar, e um longo caminho terá de ser percorrido, para que os novos conceitos de gestão de recursos humanos sejam eficazmente aplicados nas escolas.
Sem comentários:
Enviar um comentário