Definição para efeitos de contabilidade analítica das actividades principais e auxiliares
A actividade principal de uma escola é o ensino. Contudo, cada curso implica custos diferenciados, de acordo com a sua especificidade. Para a sua concretização são necessárias actividades de apoio, como as administrativas, as de gestão, etc.
Pretende-se com esta definição obter o custo de cada turma, por aluno, bem como de outras actividades internas, nomeadamente:
os custos directos e indirectos;
os custos com pessoal docente, não docente, funcionamento, amortizações e provisões.
A contabilidade analítica deve proporcionar ao gestor a informação adequada que lhe permita elaborar indicadores de eficiência, eficácia e economia, bem como o mapa de demonstração de custos, por funções ou actividades, conhecendo:
os custos de cada actividade ou serviço interno;
os custos previsionais por cada produto ou serviço final;
os custos reais por cada produto ou serviço final;
os desvios entre os custos previsionais e os custos reais;
os proveitos identificados com uma actividade;
os custos não imputados.
Definição dos centros de resultados (centros de custos e proveitos)
De acordo com a especificidade de cada escola é fundamental elencar com rigor os seus centros de custos e os seus centros de proveitos. Quando ambos coexistirem na mesma actividade estamos em presença de centros de responsabilidade.
São centros de custos nomeadamente o Centro de Recursos, os Clubes e Projectos, o Refeitório, os Laboratórios e as Oficinas.
São centros de responsabilidade nomeadamente o Bufete, a Papelaria, o aluguer de instalações, uma vez que em simultâneo têm proveitos e custos, logo resultados.
Podemos observar de seguida um exemplo prático de contabilização de diversas contas e as ligações entre os diversos centros de custos e/ou de resultados.
quinta-feira, 19 de julho de 2007
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